As imagens da nova ponte pedonal e ciclável de Viana do Castelo
A autarquia de Viana do Castelo revelou a proposta vencedora do concurso internacional para a nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima. Depois de selecionados 11 concorrentes, foram submetidas oito propostas e posteriormente selecionadas quatro, da qual saiu vencedor o projeto de traçado em "S".
A imagens da futura ponte foram reveladas pela câmara municipal. O município afirma que a diretriz em "S" é uma mais-valia pelo afastamento da ponte existente e pelo efeito na circulação pedonal. "A superestrutura é do tipo de uma ponte de tirantes multi-suspensão, com um único plano de tirantes e um único tirante por vão”, refere em nota no site da autarquia.
Com um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em "S", a nova ponte une as margens do rio Lima com acessos por rampas de 60 metros, no lado norte, e 225 metros, no lado sul. O comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros.
A nova travessia livre de carros vem ao encontro da "política de sustentabilidade ambiental e de utilização dos chamados modos suaves para circulação e junta-se a outras ações do Município, como a utilização de veículos elétricos para os transportes urbanos – TUViana, e ainda para a frota do município, a que se juntam as ecovias e ciclovias que atravessam todo o concelho”, indica a câmara municipal.
A nova estrutura vai melhorar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel ao retirar peões e bicicletas para a nova via. A autarquia defende ainda que a nova travessia "vai fomentar o já muito concorrido movimento turístico dos peregrinos do Caminho Português da Costa”.
Atualmente, a única forma de atravessar o rio Lima na zona urbana, a pé ou de bicicleta, é pela centenária Ponte Eiffel.
A construção da ponte pedonal e ciclável para ligar as duas margens do rio faz parte das medidas do programa eleitoral do atual executivo municipal.