Transportes de Coimbra com nova ligação Portagem–Portela e melhorias nas linhas 31 e Botânico

De acordo com a Câmara Municipal de Coimbra, entrará em funcionamento a nova Linha 54, que assegura a ligação entre a Portagem (Parque Manuel Braga) e a Portela (estação do Metrobus), via Polo II da Universidade de Coimbra.
Agência Lusa
Agência Lusa
20 fev. 2026, 11:40

A rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vai ganhar, a partir de segunda-feira, uma nova ligação entre a Portagem e a Portela, bem como melhorias nas linhas 31 e Botânico, informou hoje a Câmara.

“A partir de 23 de fevereiro entram em vigor um conjunto de melhorias operacionais destinadas a aumentar a fiabilidade do serviço e a abrangência da rede. As alterações integram o plano de ajustamento faseado da rede urbana, anunciado em janeiro, e focam-se no reforço da oferta em zonas de elevada procura, na melhoria das ligações intermodais e na qualidade da experiência dos utilizadores”.

De acordo com a Câmara Municipal de Coimbra, entrará em funcionamento a nova Linha 54, que assegura a ligação entre a Portagem (Parque Manuel Braga) e a Portela (estação do Metrobus), via Polo II da Universidade de Coimbra.

A nova linha “funcionará durante todo o ano, com exceção do mês de agosto”, tendo sido desenhada para “servir eixos urbanos de forte crescimento e procura”, incluindo Avenida Inês de Castro, Boavista, Polo II e Quinta da Portela.

“O serviço contará com horários regulares ao longo do dia, reforçando a intermodalidade com o Metrobus e melhorando as ligações entre zonas residenciais, polos universitários e o centro da cidade”.

Também a partir de segunda-feira, a Linha do Botânico passa a estender o seu percurso ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, “reforçando a oferta na margem esquerda e valorizando a ligação ao património histórico da cidade”.

O novo itinerário prolonga-se a partir do Rossio de Santa Clara, através da Rua Carlos Pinto de Abreu, Rua Mendes dos Remédios e Calçada Santa Isabel, onde serão criadas duas novas paragens.

O serviço passa ainda a contar com três novas viagens diárias: duas partidas do Mosteiro (09:20 e 10:00); uma partida da Universidade (09:40).

Já a Linha 31 (Arnado – Cruz dos Morouços) “sofre pequenos ajustamentos no horário da manhã, de forma a melhorar a regularidade do serviço e responder a necessidades identificadas pelos utilizadores”.

Assim, a viagem das 08:10 no Arnado passa para as 08:15; a partida da Cruz dos Morouços das 08:50 é antecipada para as 08:40.

Segundo a autarquia, estas medidas resultam do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho criado pelo executivo municipal em dezembro de 2025, que integra serviços municipais, administração dos SMTUC, Comissão de Trabalhadores e uma equipa técnica externa.

“Os ajustamentos enquadram-se no processo de melhoria progressiva da rede iniciado no início do ano, em articulação com a futura reformulação estrutural do sistema de mobilidade associada ao Metro Mondego e à rede intermunicipal em desenvolvimento”.

Entre os objetivos está a necessidade de “aumentar a fiabilidade do serviço, melhorar as condições operacionais e de trabalho dos motoristas, concentrar a oferta nos corredores com maior procura, reforçar a resposta aos polos universitários e zonas residenciais em crescimento”.