"O Futuro Começa no Prato”: Universidade do Algarve elimina carne de vaca da oferta alimentar
A Universidade do Algarve (UAlg) vai eliminar a carne de vaca da oferta alimentar no próximo ano letivo. A medida integra a campanha “O Futuro Começa no Prato”, uma iniciativa que tem como objetivo sensibilizar estudantes, docentes, investigadores, técnicos, assistentes e colaboradores para escolhas alimentares mais conscientes e responsáveis
A campanha tem como mote “Pequenas escolhas. Grande impacto”. A universidade detalha que “pequenas escolhas no prato”, com “maior proporção de vegetais e alimentos de origem marinha, podem gerar um grande impacto no planeta e na nossa saúde”.
“Uma dieta mais flexível (flexitariana) contribuirá para uma alimentação mais equilibrada e justa para todo o planeta no futuro e para menores emissões de CO2 para atmosfera, uma menor pressão na biodiversidade e nos recursos naturais, tanto no consumo de água quanto na produção de resíduos”, frisa a instituição no texto de divulgação da campanha.
Na mesma nota, a universidade alerta que "os sistemas alimentares atuais representam cerca de 26% a 34% das emissões globais de gases com efeito de estufa, sendo que a produção de carne de vaca pode emitir mais de 50 kg de CO₂ equivalente por quilo de alimento, o que a coloca entre os produtos com maior impacto ambiental".
Além da eliminação da carne de vaca, a instituição garante que serão disponibilizadas “opções alimentares mais saudáveis e sustentáveis”, os chamados "alimentos azuis".
"Os chamados alimentos azuis ('Blue Foods'), provenientes de ambientes marinhos, como peixes pelágicos - nomeadamente a sardinha e a cavala - e bivalves, como o mexilhão e a amêijoa, fornecem nutrientes essenciais, como proteína de elevada qualidade, vitamina D, vitamina B12 e ferro, habitualmente associados ao consumo de carne de vaca. Para além disso, estes alimentos azuis, bem como as algas, tal como a maioria dos vegetais locais e regionais, podem apresentar menor impacto ambiental do que a carne de vaca. São, por isso, uma alternativa nutricionalmente rica e mais sustentável para a saúde humana", deatalha a mesma nota.
“Com esta ação, a UAlg reforça o seu compromisso com a promoção de hábitos mais saudáveis, a valorização dos recursos locais e a construção de uma universidade mais sustentável na região e no mundo. Cuidar da saúde e do planeta pode começar na próxima refeição”, vinca a instituição.