“O Jardim do Meu Bairro”: Castelo Branco desafia população a criar espaços verdes na cidade

Programa comunitário foi lançado no Dia Mundial do Ambiente, com o objetivo de promover uma cidade mais verde, mais cuidada e mais próxima das pessoas.
Redação
Redação
09 jun. 2026, 08:00

O município de Castelo Branco anunciou um projeto comunitário que pretende incentivar a criação de pequenos espaços ajardinados em diferentes bairros da cidade, envolvendo diretamente os cidadãos na valorização do espaço público.

A iniciativa, designada “O Jardim do Meu Bairro”, foi lançada no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, com o objetivo de promover uma cidade mais verde, mais cuidada e mais próxima das pessoas, explica uma nota divulgada pela autarquia.

“Os espaços verdes são muito importantes para a qualidade de vida, promovem a qualidade do ar que respiramos, amenizam as temperaturas e têm impactos positivos na saúde. Mas há outra dimensão igualmente importante: a ligação que o jardim pode ter com o nosso sentimento de pertença. Foi esse sentimento que serviu de mote para este projeto”, afirmou Sónia Mexia, responsável pelo Pelouro do Ambiente e da Sustentabilidade, na apresentação do programa.

Todos os munícipes, de forma individual ou em grupo, podem candidatar-se ao projeto, identificando uma zona que possa ser alvo de intervenção, lê-se no mesmo comunicado.

As propostas devem respeitar princípios de sustentabilidade, nomeadamente o recurso a materiais duradouros e ambientalmente responsáveis, como madeira tratada, pedra ou materiais recicláveis, e a utilização de composto orgânico e sistemas simples de rega.

As ideias serão alvo de uma avaliação técnica por parte da autarquia, que depois vai disponibilizar plantas, floreiras e outros materiais necessários à intervenção. Será privilegiada a utilização de espécies autóctones ou mediterrânicas, resistentes ao calor e à seca, de baixa necessidade hídrica e favoráveis à biodiversidade.

O programa prevê que a manutenção dos espaços seja assegurada pelos próprios participantes, promovendo o espírito comunitário e a participação ativa dos cidadãos na valorização da cidade. 

No mesmo dia em que foi anunciado este novo programa, um novo jardim foi inaugurado no município, o Jardim do Palácio Viscondes de Portalegre.

Localizado na Rua Vaz Preto, nas traseiras do edifício do antigo Governo Civil, este é um novo local de encontro, convívio e contacto com a natureza no centro histórico da cidade.

O jardim caracteriza-se pelos seus canteiros delimitados por buxo, pelas amoreiras de grande porte que proporcionam sombra e frescura ao espaço e pelo repuxo central, que contribui para a sua identidade e valorização paisagística. 

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, manifestou o desejo de que o jardim se afirme como “um local agradável de encontro e convívio”, apelando ao sentido de responsabilidade dos cidadãos na sua preservação e valorização. Na sua intervenção, enalteceu ainda a importância da biodiversidade, da proteção ambiental e do cuidado com a natureza.