Vem aí um fim de semana de primavera, mas com noites bastante frias

O fim de semana será marcado por sol e tempo estável, mas com noites frias e descida das temperaturas mínimas. Espera-se estabilidade para os próximos 15 dias, apenas com previsão de nebulosidade e chuva passageiras no início da próxima semana. 
Sofia Dias Olmedo
Sofia Dias Olmedo Jornalista
20 fev. 2026, 11:15

Com a aproximação do fim de semana, o tempo em grande parte de Portugal continental começa a estabilizar depois de uma fase de instabilidade marcada por chuva intensa e vento forte. Segundo o climatologista Mário Marques, espera-se que sábado e domingo sejam dias bastante soalheiros em muitas regiões, com o Anticiclone dos Açores a favorecer a entrada de massas de ar mais secas e estáveis. 


“A primavera climatológica começa no dia 1 de março. Teremos dias de sol limpo favoráveis à formação de nevoeiros matinais nos vales abrigados”, refere.


“Para Castelo Branco são esperadas temperaturas até aos 19 graus centígrados, com mínimas de 4 graus. Já Faro poderá atingir os 21 graus, com mínimas de 8”, explica o especialista. “Será um fim de semana de autêntica primavera”, acrescenta.


Segundo o Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no Porto e em Aveiro é esperada uma mínima de 5 graus e máxima de 20. Em Coimbra, a temperatura mínima também será de 5 graus, com uma máxima ligeiramente superior a chegar aos 23 graus, temperatura máxima também prevista para Setúbal. 


O especialista salienta, no entanto, o contraste térmico acentuado devido ao arrefecimento noturno, “típico desta fase do ano”: “De dia, com o sol, as temperaturas aquecem, mas quando o sol se põe, o ar frio é mais denso, mais pesado e substitui o ar quente”. Também com a radiação terrestre a escapar mais facilmente para a atmosfera devido ao céu limpo, as temperaturas mínimas cairão abaixo das habituais médias noturnas em várias zonas, sobretudo no interior e em áreas mais elevadas. 


No Norte e no Interior, espera-se mais frio. Bragança é o local onde são esperadas temperaturas mínimas mais baixas, chegando a atingir 1 grau negativo, mas com uma temperatura máxima a atingir os 19 graus, sendo exemplo da grande amplitude térmica prevista. Também a Guarda apresenta temperaturas mais frescas, com mínima de 0 graus centígrados e máxima de 16. Vila Real surge nas previsões com mínima de 1 grau e máxima de 19. Já Viana do Castelo terá uma máxima mais elevada, a atingir os 20 graus, registando uma mínima de apenas 4. 


Leiria chega aos 23 graus, com noites também mais frias em que se regista 1 grau. Em Beja, as temperaturas ascendem aos 21 graus com mínimas de 4, Évora regista uma mínima de 3 e máxima de 22. 


No que toca aos próximos quinze dias, o climatologista fala de uma grande estabilidade. No entanto, apesar das previsões de bom tempo, Mário Marques dá nota da presença de alguma nebulosidade e chuva fraca no início da próxima semana, sobretudo a Norte, com especial incidência no dia 25 de fevereiro, devido à passagem de uma superfície frontal. Embora, segundo o climatologista, o fenómeno não seja “nada de muito significativo”. 


No litoral norte e centro, as autoridades mantêm ainda alguns avisos de agitação marítima e precipitação fraca para o final de semana, lembrando os cuidados para atividades dependentes do estado do mar. Em particular, ondas de noroeste poderão atingir alturas significativas e os meteorologistas recomendam que se acompanhe a evolução das previsões nos próximos dias.