Barragem de Crestuma-Lever abre as oito comportas em descargas preventivas

A Barragem de Crestuma-Lever,  iniciou descargas preventivas com as oito comportas abertas. A Proteção Civil alerta a população ribeirinha para o risco de cheias devido às chuvas previstas na região. 
Redação
Redação
02 fev. 2026, 10:00

A Barragem de Crestuma-Lever, situada no rio Douro, está a realizar descargas preventivas desde a passada sexta-feira, 30 de janeiro, com as oito comportas abertas, libertando mais de 4.500 metros cúbicos de água por segundo. As descargas têm o objetivo de reduzir o risco de inundações, devido às tempestades que afetaram o país nos últimos dias e prevenir a subida do caudal provocada pelas chuvas previstas.

A estrutura é a última antes da foz do Rio Douro, situada entre Vila Nova de Gaia e Gondomar. Há pelo menos cinco dias que a barragem realiza descargas, embora as comportas não estivessem totalmente abertas, o que levou ao aviso da população das zonas ribeirinhas. A União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, alertou nas redes sociais para o aumento das descargas, apelando à população que evita-se a circulação em zonas ribeirinhas. 

Também a autarquia de Avintes, em Vila Nova de Gaia, alertou para a probalidade de cheias na região, principalmente na “Rua do Areinho, entre o polidesportivo e Espinhaço”, que registou alagamentos no início da tarde de sexta-feira. 

A Proteção Civil apela à população para evitar circulação nas zonas ribeirinhas e seguir as instruções das autoridades, recordando que as descargas são uma medida de segurança.