Dia Mundial do Ambiente: GNR detetou mais de 27 mil infrações em 2025
Assinala-se esta sexta-feira o Dia Mundial do Ambiente e para o celebrar, a Guarda Nacional Republicana (GNR) quer “sensibilizar a sociedade para a importância da preservação dos recursos naturais e para a adoção de comportamentos responsáveis na proteção do património ambiental”.
A força de segurança divulgou dados relativos aos crimes cometidos contra o ambiente em 2025. O trabalho realizado, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), traduziu-se em 6 798 processos-crime e 20 535 autos de contraordenação.
As informações foram recolhidas nas ações de vigilância, fiscalização, prevenção e investigação que realiza diariamente em todo o território nacional.
A Guarda Nacional Republicana afirma que continuam a verificar-se diversas ameaças ao ambiente, dando como exemplos a degradação dos habitats naturais, a poluição, os incêndios rurais e o abandono indevido de resíduos.
O trabalho da GNR passa também pela instrução da população, “contribuindo para a proteção da natureza e para a promoção de uma cultura de responsabilidade ambiental”. No ano passado, mais de 112 mil pessoas participaram em 6 196 ações de sensibilização e informação ambiental, resultados que “evidenciam a persistência de comportamentos que comprometem a conservação da natureza e a utilização sustentável dos recursos naturais”.
Foram ainda divulgados dados sobre a participação dos cidadãos na deteção de situações. A Linha SOS Ambiente e Território recebeu, durante o ano de 2025, um total de 15 546 denúncias, fator que para a GNR reflete “uma crescente sensibilização da sociedade para as questões ambientais e uma maior colaboração com as autoridades”.
A força de segurança relembra que a “qualidade do ar, da água, dos solos e dos ecossistemas constitui um elemento essencial para o bem-estar das populações, para a sustentabilidade do território e para a conservação da biodiversidade”.
Nesse sentido e para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a GNR apela à adoção de comportamentos que contribuam para a preservação da natureza. A população pode ajudar através da prevenção de situações de risco, da correta gestão de resíduos, do respeito pelos ecossistemas e da denúncia de práticas lesivas para o ambiente.