Estacionamento em Barcelos passa a ser pago a partir de 15 de julho

O município explica que a medida, a ser aplicada no centro da cidade, visa promover a rotatividade no estacionamento para melhorar a mobilidade e apoiar o comércio local. 
 
Redação
Redação
23 jun. 2026, 08:25

A autarquia anunciou que os novos parquímetros deverão entrar em funcionamento no dia 15 de julho, como forma de promover uma utilização mais eficiente do espaço público e melhorar a circulação automóvel. 

Foi em conferência de imprensa que o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, prestou esclarecimentos acerca do sistema de estacionamento pago no centro da cidade. 

Através de uma nota no site do município, a câmara explica que a medida está inserida no Regulamento Geral de Estacionamento e Parqueamento do Concelho e foi “sustentada por estudos técnicos de mobilidade e tráfego realizados para a área urbana da cidade”, referindo-se ao Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e do Estudo de Tráfego para a Área Urbana e Periurbana, elaborados em 2022. 

De acordo com as investigações, “70% das deslocações na cidade são efetuadas em automóvel” e os lugares de estacionamento são ocupados durante longos períodos, fazendo com que não exista “rotatividade necessária para responder às necessidades dos residentes, comerciantes e visitantes”. 

Os estudos realizados confirmaram, segundo o executivo, “a necessidade de promover uma utilização mais eficiente do espaço público, melhorar a circulação automóvel e aumentar a disponibilidade de lugares de estacionamento no centro da cidade”. 

Nesse sentido, a partir do dia 15 de julho, no centro da cidade os novos parquímetros passam a estar operacionais. 

O estacionamento será tarifado em dias úteis, entre as 9h00 e as 19h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00 sendo que, fora destes períodos, o estacionamento será gratuito. As tarifas são de 60 cêntimos por hora nas zonas de média duração e de 80 cêntimos por hora nas zonas de curta duração, mas o município de Barcelos garante que há “mecanismos que favorecem uma utilização mais flexível dos lugares disponíveis”.

As receitas serão usadas para melhorar o espaço público e a Polícia Municipal será responsável pela fiscalização.

A nota da câmara municipal acrescenta que a nova organização pretende garantir um “maior equilíbrio entre os diferentes utilizadores, assegurando estacionamento de proximidade para os residentes, promovendo a rotatividade de curta e média duração junto do comércio do centro da cidade e encaminhando o estacionamento de longa duração para áreas periféricas”.

Este modelo inclui ainda medidas de apoio aos residentes e aos comerciantes locais. Os moradores abrangidos poderão beneficiar do dístico de residente, enquanto os comerciantes dispõem de um dístico específico, ambos com um custo anual de 10 euros.

Já para quem trabalha nas zonas tarifadas, o executivo incentiva a utilização gratuita dos Transportes Urbanos de Barcelos (TUBA).

O presidente da Câmara destacou ainda que “Barcelos continua a ser uma das cidades do país com mais estacionamento gratuito, com mais de três mil lugares disponíveis em parques periféricos e centrais, localizados a curta distância do centro da cidade”.

O município dispõe de uma plataforma com informação relativa às zonas de estacionamento, dísticos, tarifas e parques gratuitos.