Gondomar promove sustentabilidade com troca e reutilização de brinquedos
O município de Gondomar criou uma iniciativa de reutilização de brinquedos: “Brincar é Partilhar” promove o espírito de partilha, sustentabilidade e comunidade, incentivando a troca de brinquedos entre crianças. A inciativa realiza-se de junho até setembro nos espaços verdes do concelho, destinando-se a crianças entre os três e os 12 anos.
Cada criança pode trocar até três brinquedos em bom estado de conservação. Por cada brinquedo, recebe-se uma ficha que pode ser usada para escolher outros objetos disponíveis.
As crianças podem trocar brinquedos nos Parques Urbanos de Gondomar, Rio Tinto e Fânzeres, bem como no Polis de Gramido. A primeira sessão aconteceu este domingo, 21 de junho, no Parque Urbano de Rio Tinto, e a próxima ocorre a 26 de julho no Parque Urbano de Gondomar.
A iniciativa, que nasce no âmbito do projeto municipal “Rua do Brincar n.º 31”, procura promover a reutilização, o consumo consciente e a responsabilidade social, sensibilizando as crianças e as famílias para a importância da redução do desperdício e promovendo hábitos mais sustentáveis desde a infância.
A partilha de brinquedos entre os mais novos quer contribuir ainda para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como a empatia e o respeito pelos outros.
Segundo a autarquia, ao longo das várias edições o projeto tem levado a esses espaços “momentos de encontro, diversão e aprendizagem para crianças e famílias”.
O projeto “Rua do Brincar n.º 31” insere-se no programa “Gondomar para Todos – Rede de Espaços e Parques Urbanos Mais Inclusivos”, financiado pelo PRR, e serve para requalificar espaços nas sete freguesias e uniões de freguesia do concelho, promovendo a criação de locais inclusivos.