Odeleite ganha nova praia e aposta em turismo mais tranquilo no interior algarvio
A margem da Barragem de Odeleite prepara-se para ganhar uma nova dinâmica, com a abertura ao público de uma nova praia marcada para 26 de junho. O espaço surge pensado para ir além da função balnear, proporcionando momentos de lazer com uma utilização mais ampla ao longo do ano.
Inserida num cenário conhecido como o “Rio do Dragão Azul”, pela forma sinuosa da albufeira, esta nova praia representa uma estreia enquanto zona balnear organizada. Nos últimos anos, o nível reduzido da água tinha impedido a instalação das infraestruturas necessárias, adiando sucessivamente a concretização do projeto.
Desta vez, o enquadramento mudou. Com a barragem cheia e os equipamentos finalmente montados, a Praia de Odeleite prepara-se para receber visitantes até ao final de agosto. Ainda assim, a ambição do município não se esgota na época alta. O espaço, que assume a designação de Centro de Atividades Náuticas, foi concebido para manter atividade para lá dos meses de verão.
Segundo explicou a presidente da Câmara de Castro Marim, Filomena Pascoal Sintra, ao jornal Sul Informação, o projeto foi desenhado com várias valências, incluindo a utilização das piscinas flutuantes durante o período entre junho e setembro, mas também com a perspetiva de dinamizar outras atividades associadas ao bar concessionado e iniciativas promovidas pelo próprio município, assim que o espaço estiver em funcionamento.
A mesma responsável adiantou ainda que estão em curso contactos para permitir que federações de canoagem e vela utilizem o local como base de treinos entre novembro de 2026 e março de 2027, tirando partido da infraestrutura entretanto criada.
No terreno, a nova praia apresenta duas piscinas flutuantes, uma delas pensada sobretudo para crianças, solução que permite reforçar as condições de segurança. De acordo com a autarca, estas estruturas estão equipadas com redes de proteção e contam com vigilância permanente de dois nadadores-salvadores, assegurando uma utilização controlada dentro de água.
Para além da componente balnear, o espaço foi dotado de infraestruturas de apoio, incluindo um pequeno bar, sanitários, áreas de estadia, acessos requalificados e estacionamento. Ainda assim, o município assume uma estratégia de contenção, procurando evitar uma grande afluência de visitantes e privilegiando uma utilização compatível com o ambiente envolvente.
A época balnear decorre entre 26 de junho e 31 de agosto, estando o hastear da Bandeira Azul previsto para 1 de julho, em linha com o calendário oficial. A presidente da Câmara sublinhou ainda que a operação do espaço implica custos, nomeadamente no financiamento das equipas de nadadores-salvadores, sendo essa uma das razões para a aposta num modelo de afluência controlada.
Mais do que um local para banhos, a proposta passa por criar um espaço de permanência, onde seja possível ficar para além da água, seja para ler, observar a paisagem ou praticar atividade física, aproveitando o enquadramento natural da barragem.
No fundo, a abertura da Praia de Odeleite surge como um primeiro teste a um modelo que procura valorizar uma zona menos pressionada do interior algarvio. Ao introduzir novas formas de usufruto, o projeto tenta prolongar a atratividade do território e abrir caminho a uma utilização mais contínua, para lá dos meses habituais de verão.