País devia "discutir já" a Regionalização. Entrevista a Pedro Pimpão, o novo líder da ANMP
Pedro Pimpão, 45 anos, licenciado em Direito, ex-presidente dos autarcas social-democratas e antigo deputado do PSD, é o sucessor de Luísa Salgueiro na presidência da ANMP.
O presidente da Câmara Municipal de Pombal foi eleito no último congresso que reuniu, em Viana do Castelo, centenas de autarcas. O mesmo onde o primeiro-ministro deixou de fora a Regionalização.
Para Luís Montenegro o tema é "inoportuno" e não será discutido nesta legislatura mas, em entrevista exclusiva ao Conta-Lá, Pedro Pimpão admite: "A nossa opinião é que se devia discutir já, mas compreendemos que antes é preciso consolidar o processo de descentralização".
O novo presidente da Associação Nacional de municípios recebeu a equipa do Conta Lá, em Pombal, de onde é natural. Falou-nos do novo e “maior desafio” da sua vida, da infância e de como tudo começou.
A mãe, Maria Alice Faustino, é a sua “maior referência”. Antiga professora primária teve sempre um papel ativo na comunidade. O autarca explica que herdou da mãe o gosto pela política. Ao futebol e aos escuteiros foi buscar o espírito de equipa e a resiliência.
Apaixonado pelo poder local, o autarca assume-se como um homem de consensos e diz-se determinado em fazer da ANMP “uma voz única, forte e exigente junto do poder central”.