Piquetes de greve mantêm bloqueio na ERSUC em Coimbra. Paralisação fez parar a recolha de lixo
O piquete de greve mantém-se firme à entrada da ERSUC, em Vil Matos, impedindo a entrada e saída de camiões de recolha de resíduos. Apesar de algumas situações mais tensas, com alguns transportadores que tentaram forçar a entrada dos respectivos camiões, a paralisação fez-se sentir e deixou a cidade de Coimbra severamente afectada no que toca à recolha de lixo e resíduos urbanos.
Este bloqueio, convocado para o dia de greve, acaba por radicalizar um clima de profundo mal-estar e crispação que se arrasta há longos meses entre os trabalhadores e a administração da empresa. Os sindicatos têm vindo a denunciar a ausência de diálogo social, a degradação das condições de trabalho e a falta de valorização salarial face à inflação, fatores que transformaram a ERSUC num autêntico barril de pólvora laboral.
Durante a noite, a ERSU optou por dispensar os trabalhadores, o que levou a um bloqueio total dos turnos agendados para a madrugada, e, durante o dia, os piquetes vão manter o bloqueio.
Os sindicatos alertam que o protesto vai continuar até que as reivindicações dos trabalhadores sejam ouvidas.
Entretanto, a autarquia apela aos munícipes para que guardem os resíduos em casa, evitando a degradação ambiental do espaço urbano até que a recolha seja normalizada.