Sertã reforça apoio social com distribuição de bens essenciais à população

O município da Sertã reforçou o apoio social à população em situação de urgência provocada pela passagem da depressão Kristin, com a distribuição de bens de primeira necessidade através das juntas de freguesia e da Cáritas Paroquial.
Agência Lusa
Agência Lusa
10 fev. 2026, 15:59

O município da Sertã, no distrito de Castelo Branco, reforçou o apoio social com a distribuição de bens de primeira necessidade à população que se encontra em situação social urgente causada pela passagem da depressão Kristin pela região.

“O município da Sertã, através das Juntas de Freguesia e da Cáritas Paroquial da Sertã, está a prestar apoio à população afetada com a disponibilização de bens de primeira necessidade, nomeadamente bens alimentares, fraldas, produtos de higiene, vestuário, entre outros”, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Trata-se de uma resposta a situações sociais urgentes.

Os pedidos de apoio devem ser feitos junto da respetiva Junta de Freguesia, que atuará em articulação com a Cáritas Paroquial da Sertã.

“Os pedidos de apoio serão encaminhados para o setor de Ação Social, a fim de avaliar a continuidade da respetiva situação”.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.