Sismo de 4,1 sentido na região de Lisboa

Sismo teve epicentro a quatro quilómetros de Alenquer, segundo o IPMA, e foi sentido em Lisboa, Leiria, Santarém e Coimbra. Dois minutos depois do primeiro abalo, foi registado um segundo, também de magnitude 4,1, a dois quilómetros de profundidade, de acordo com o Centro Simológico Euro-Mediterrânico.
Hugo Santos Gonçalves
Hugo Santos Gonçalves Jornalista
Agência Lusa
Agência Lusa
19 fev. 2026, 12:19

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foi registado um sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter, a 15 quilómetros de profundidade, na região de Lisboa. O primeiro registo foi efetuado às 12h14 desta quinta-feira, com epicentro a cerca de quatro quilómetros de Alenquer, indicou em comunicado. Um segundo abalo foi registado dois minutos depois, de acordo com o Centro Simológico Euro-Mediterrânico, com dois quilómetros de profundidade.

O sismo terá sido sentido um pouco por toda a região de Lisboa. Numa mensagem, a Proteção Civil municipal de Lisboa aconselha a população a estar atenta "a eventuais réplicas".

Num comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) revelou que, até às 12h30, “não há registo de danos pessoais ou materiais”.

“Apelamos à população para cuidados redobrados nas zonas já anteriormente afetadas por movimentos de massa e instabilidade de estruturas devido aos fenómenos recentes de meteorologia adversa”, realçou a ANEPC.

Até às 12h30, a agência Lusa recebeu testemunhos de o sismo ter sido sentido em diferentes concelhos dos distritos de Lisboa, Leiria, Santarém e Coimbra.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).