Águas do Ribatejo deixa avisos à população depois de consumo ter disparado com a chegada do calor

As altas temperaturas sentidas no Ribatejo fizeram disparar o consumo de água da rede pública, tendo mesmo duplicado em algumas zonas.
Redação
Redação
23 jun. 2026, 10:29

A onda de calor faz-se sentir no Ribatejo e há zonas da região onde os termómetros registam mais de 40ºC. A subida da temperatura tem provocado um aumento “muito significativo do consumo de água da rede pública” em alguns locais servidos pela Águas do Ribatejo.

De acordo com o jornal Notícias do Sorraia, a empresa intermunicipal está preocupada, uma vez que há mesmo zonas “onde o volume utilizado mais do que duplica face ao habitual” e alerta para “a pressão acrescida sobre os sistemas de abastecimento num período de calor intenso”.

A Águas do Ribatejo, citada pelo jornal online, diz que há “indícios de usos supérfluos de água tratada para consumo humano” e pede aos cidadãos um uso “moderado e responsável” da água pública. 

Para “preservar as reservas de abastecimento e garantir que a água disponível é canalizada para as utilizações prioritárias”, a empresa pede que se evitem comportamentos que não sejam essenciais tais como lavagens de pátios, telhados, ruas ou viaturas, ou o enchimento de piscinas e tanques.

A Águas do Ribatejo sensibiliza também consumidores industriais, comerciais e domésticos, alertando para o desperdício deste recurso “numa altura em que cada utilização desnecessária pode fazer diferença na gestão das reservas e na segurança do abastecimento às populações”, lê-se na notícia.