Tondela celebra gastronomia local com Semana Gastronómica do Cabrito

De 4 a 10 de junho, o cabrito é rei à mesa dos restaurantes do Caramulo. A 20.ª edição da Semana Gastronómica do Cabrito conta com 18 restaurantes aderentes.
Ana Rita Cristovão
Ana Rita Cristovão Jornalista
02 jun. 2026, 19:00

Valorizar a produção local de agropecuária, exaltar os sabores da gastronomia do Caramulo e potenciar a economia local são os objetivos da Semana Gastronómica do Cabrito que regressa a Tondela durante sete dias.

Promovido pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, com o apoio do Município de Tondela e da Junta de Freguesia do Guardão, o evento conta com 18 restaurantes aderentes, não só do concelho de Tondela mas também dos municípios de Vouzela, Águeda e Oliveira de Frades.

À mesa, vai ser possível degustar os pratos típicos como o cabrito assado no forno em assadeira de Barro Negro de Molelos, um dos elementos identitários da região.

Em comunicado, a autarquia de Tondela refere que a iniciativa pretende também 
“ajudar a alavancar a pecuária, uma atividade de extrema importância para o território de forma que esta se mantenha e a atrair os jovens para o setor na Serra do Caramulo”.