Covilhã ajuda Olivier Bonamici a cumprir aposta perdida e lança festival de cicloturismo
Uma aposta na última Volta a França tornou-se um desafio a cumprir para Olivier Bonamici: o conhecido comentador desportivo estava tão convicto na vitória de Remco Evenepoel que garantiu que subirira ao ponto mais alto da Serra da Estrela caso o ciclista não vencesse. Só que Evenepoel não ganhou (a vitória foi para Tadej Pogacar) e o comentador, perdendo a aposta, ficou com a subida à Torre para completar.
O desafio até poderá não ser fácil, mas Bonamici conta com apoio: o município da Covilhã associou-se a esta história e anunciou um festival de cicloturismo que integra a subida à Torre da Serra da Estrela. O certame chama-se “1993 - Festival de Cicloturismo da Serra da Estrela / À conquista da Torre” e decorre entre os dias 18 e 20 de setembro.
Na apresentação do evento, o presidente da Câmara da Covilhã, Hélio Fazendeiro, explicou que, no âmbito da estratégia municipal de desporto que tem vindo a implementar, viu na aposta de Bonamici uma ideia que podia ser trabalhada no sentido de alavancar um conceito que já estava a ser delineado.
O festival terá caráter anual e o objetivo é que seja uma grande celebração do cicloturismo, sem componente competitiva, que contará com um programa repleto de atividades como exposições, palestras, stands institucionais e promocionais, música e animação. O nome “1993” remete para a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental, juntando-se a estes os sete metros da torre ali construída para atingir a marca dos dois mil metros.
“O evento vai decorrer durante três dias, vão ser três dias de festa, animação e muita promoção de hábitos de vida saudáveis e ligados à natureza”, sublinhou o autarca.
O destaque será, claro, a ação “À Conquista da Torre”, agendada para o dia 19 de setembro, na qual o comentador desportivo vai cumprir a aposta. Na apresentação do festival, Bonamici adiantou que já está a treinar para a subida.
"Não sei se vou conseguir… Mas vou, nem que seja a pé ou de joelhos”, afirmou.
A Câmara Municipal frisou que este é um evento para todos os públicos - não só para desportistas - e uma oportunidade para dar a conhecer a Serra da Estrela como um destino que vai para além da neve e do inverno.