CCB com concerto solidário para instituições culturais de Leiria
A Fundação Centro Cultural de Belém (CCB) e o OPART, Organismo de Produção Artística, vão doar as receitas do espetáculo "Das Klagende Lied", de Mahler, à Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria e ao Sport Operário Marinhense. A escolha por estas instituições deve-se a estas terem "uma presença cultural profundamente enraizada na zona recentemente atingida pela Tempestade Kristin", referem em comunicado. Marcado para o dia 1 de março, no Grande Auditório do CCB, o concerto é dirigido pelo maestro Graeme Jenkins.
Segundo a organização, a iniciativa nasce do desejo de "ajudar na recuperação das suas infraestruturas, que sofreram danos significativos, e de assegurar que o trabalho cultural que desenvolvem junto das comunidades possa continuar com a mesma dedicação e proximidade de sempre".
O espetáculo, no Centro Cultural de Belém, junta a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional de São Carlos num concerto que "atravessa a obra de Gustav Mahler, começando pelo testamento da sua última sinfonia e terminando na juventude visionária".
A organização explica que o Adagio da Sinfonia n.º 10, que arranca a apresentação, "reflete a consciência da finitude e o conflito interior do compositor, tornando-se um testemunho singular do seu derradeiro gesto sinfónico", sendo "o único andamento substancialmente concluído da obra que a morte (de Mahler) deixou inacabada".
"Das Klagende Lied" é inspirada no conto "O osso cantor", dos Irmãos Grimm, e combina solistas, coro e orquestra numa narrativa marcada tanto pelo lirismo popular, quanto pela expressividade romântica, antecipando muitos dos traços que marcarão a sua linguagem futura, referem.
Para além da orquestra e do coro, também um elenco de destacados cantores participam neste concerto que promete percorrer, em retroespectiva, a vida criativa de Mahler "entre o adeus final e a promessa inicial".