Jovens de Castelo Branco são chamados a proteger a floresta nos meses de verão

O projeto “Guardiões da Floresta e da Natureza” quer envolver jovens do concelho, entre os 14 e os 30 anos, na defesa do ambiente, durante dois meses. 
Redação
Redação
16 jun. 2026, 08:00

Em Castelo Branco, este verão vai haver uma espécie de “patrulha jovem” dedicada ao ambiente. A iniciativa do município “Guardiões da Floresta e da Natureza” desafia jovens entre os 14 e os 30 anos a ajudar na proteção dos espaços naturais e na prevenção de incêndios rurais.

A ideia é simples: durante os meses de junho e julho, os participantes vão andar no terreno, em parques, zonas de lazer e áreas verdes do concelho, tanto na cidade como nas freguesias, a vigiar, identificar riscos e ajudar a cuidar do ambiente. Algumas freguesias, como Benquerenças, Louriçal do Campo e Tinalhas, já demonstraram interesse em receber a iniciativa.

O projeto envolve entidades como o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Proteção Civil municipal, Bombeiros Voluntários, serviços do município e outras associações locais, numa lógica de trabalho conjunto.

Na prática, os jovens vão alternar entre vigilância em postos fixos, monitorização ambiental e também ações mais práticas, como limpezas de trilhos, linhas de água e espaços públicos.

Ao mesmo tempo, vão ser feitas campanhas de sensibilização para a população, com o objetivo de promover boas práticas ambientais e alertar para comportamentos de risco.

As inscrições já estão abertas e são feitas através das plataformas do IPDJ. Ainda assim, o município garante apoio em todo o processo de candidatura, que decorre até ao final de junho.