Município da Covilhã avança com reconstrução de três casas no centro histórico
O Covilhã começou obras de reabilitação de três edifícios devolutos na rua do Castelo, num investimento superior a 475 mil euros, criando quatro apartamentos para habitação social e reforçando a regeneração urbana.
O Município da Covilhã já começou as obras de reconstrução de três imóveis no centro histórico da cidade, um investimento superior a 475 mil euros, informou hoje a autarquia.
Esta intervenção, que decorre no âmbito da Estratégia Local de Habitação e que conta com apoio do programa 1.º Direito, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa “aumentar a oferta pública de habitação na cidade”.
Segundo a edilidade, este projeto incide sobre três edifícios que se encontram em estado devoluto e de ruína, localizados na rua do Castelo.
A empreitada tem um prazo de execução de 12 meses e deve no final ter disponíveis para colocar no mercado quatro apartamentos, um de tipologia T4 e três T1, com capacidade para alojar quatro famílias.
Esta resposta “está vocacionada para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e para pessoas que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”.
Hélio Fazendeiro, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, sublinhou que “este é mais um passo significativo para alcançar o objetivo de contribuir para aumentar a oferta pública de habitação, ao mesmo tempo que se contribui para a regeneração do espaço público numa artéria fulcral da cidade”.
O autarca reiterou que se trata “de uma obra muito relevante na prossecução de uma estratégia que está em curso e que visa reabilitar o património habitacional da autarquia, aumentar a oferta municipal de habitação e dar mais e melhores condições àqueles que nela residem, bem como para melhorar o espaço público”.