Viana do Alentejo cancela eventos para recuperar estradas danificadas

A Câmara de Viana do Alentejo decidiu cancelar três eventos culturais: o Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO), a semana cultural Viana em Festa e a Mostra de Doçaria de Alcáçovas, para canalizar verbas para a recuperação da rede viária afetada devido ao mau tempo, anunciou o município.
 
Agência Lusa
Agência Lusa
20 fev. 2026, 18:27

A Câmara de Viana do Alentejo, no distrito de Évora, cancelou a realização de três eventos culturais para canalizar verbas para a recuperação da rede viária do concelho, danificada pelas intempéries das últimas semanas, anunciou esta sexta-feira o município.

Em comunicado, o município alentejano revelou que foram canceladas as edições deste ano do Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria (FICO), da semana cultural Viana em Festa e da Mostra de Doçaria de Alcáçovas.

Esta e outras medidas fazem parte do denominado Plano de Medidas Restritivas da Despesa da autarquia, que tem como objetivo “canalizar verbas para a recuperação da rede viária” do concelho, realçou.

Segundo a Câmara de Viana do Alentejo, com as intempéries que assolaram o país nas últimas semanas, registam-se “danos significativos” na rede viária municipal.

“As fortes chuvas provocaram a abertura de extensos buracos nas vias alcatroadas e causaram estragos profundos em bermas, valetas e sistemas de drenagem, deixando várias estradas municipais bastante deterioradas e caminhos rurais em estado quase intransitável”, detalhou.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Luís Metrogos (PS), afirmou que os danos têm provocado “constrangimentos relevantes à circulação de pessoas e bens, afetando o quotidiano dos munícipes e penalizando a atividade económica”.

“O município constata que é necessário um significativo investimento financeiro para melhorar a circulação no concelho, o qual é incomportável para o orçamento municipal”, frisou.

Luís Metrogos apelou ao Governo para “facultar meios ou verbas para a requalificação das vias afetadas”, sugerindo a utilização do Orçamento do Estado, do Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR) ou do programa Portugal 2030.

Num comunicado publicado esta sexta-feira na sua conta da rede social Facebook, a CDU (PCP/PEV) de Viana do Alentejo considerou que o cancelamento dos três eventos culturais é uma decisão “desmesurada e irresponsável”.

Em relação à Mostra de Doçaria, a coligação liderada pelo PCP afirmou que o cancelamento é “ainda mais grave”, por entender que “é uma afronta à doçaria do concelho, às doceiras, às associações e à população de Alcáçovas”.

“O município não tem problemas financeiros, tanto que outras iniciativas viram o orçamento duplicar. Esta decisão revela também a fragilidade política da representação de Alcáçovas no executivo”, acrescentou.

A Lusa tentou contactar o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, mas sem sucesso.